Upcoming events at Praia Grande, Sintra

Yoga & Meer in Colares, Sintra

Yoga & Meer in Colares, Sintra

Saturday 11:00 (02 June)
Praia Grande, Sintra, Sintra


Praia Grande – Cabo da Roca

Praia Grande – Cabo da Roca


When?

Start time: Saturday 08:45 (13 January)
End time: Saturday 17:30 (13 January)

About

Começar 2018 em (Praia) Grande e fazer um belo e clássico percurso junto à costa, sem esquecer as espantosas pegadas de dinossáurios…
A Praia Grande é uma emblemática praia do concelho de Sintra, ideal para ir beber um copo ao fim do dia e para a prática de desportos náuticos.
Será aí que iniciaremos a nossa caminhada e será aí que irá terminar, num percurso tipo ida e volta. Vamos até ao Cabo da Roca e voltamos, percorrendo uma zona costeira de inegável beleza, onde sobressaem as magníficas arribas e falésias, as belas praias e os lugares especiais por onde iremos passar.
Logo no início, teremos oportunidade de subir a escadaria que liga a Praia Grande ao cimo da arriba, e poder observar pegadas de dinossáurios ‘impressas’ em grandes lajes de rocha calcária, que a força da natureza colocou na vertical. Estas pegadas são um tipo de fósseis com cerca de 125 milhões de anos de existência, do Cretácico Inferior. Sucintamente podemos dizer que, nessa altura, os dinossáurios deixaram os seus rastos em zonas alagadiças havendo posterior deposição de sedimentos que formaram longas sequências de camadas sedimentares. Essas camadas foram deformadas devido à formação da Serra de Sintra e os antigos fundos das zonas alagadiças ficaram a descoberto e de novo á luz do dia, desvendando os rastos. Os tipos de dinossáurios identificados por estes rastos são os saurópodes, terópodes e ornitópodes.

Já no cimo da arriba retomaremos o nosso rumo, passando pela Praia da Adraga, que é considerada uma das 20 mais belas praias de Portugal. Trilharemos caminhos mais interiores até ao Cabo da Roca, onde faremos uma paragem para almoço.

Após o almoço, vamos percorrer caminhos mais junto à costa, podendo verificar ‘in loco’ a beleza inigualável desta zona costeira. Passaremos perto da Praia da Ursa, da Pedra da Ursa, da Noiva, e iremos espreitar também a Gruta do Fojo. Passando outra vez pela Adraga, chegaremos por fim à Praia Grande, onde no final cada um poderá desfrutar o entardecer do dia.

Percurso: Será uma caminhada de ida e volta, com cerca de 14 km, onde os trilhos e caminhos da volta não serão necessariamente os mesmos da ida.

Cartografia: Folha 415 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000.